PERGUNTAS FREQUENTES

Fisioterapia Neurofuncional é a área de especialidade da Fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrangendo tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico, bem como àqueles com doenças neuromusculares (do neurônio motor, da placa motora e do músculo propriamente dito – miopatias). O Fisioterapeuta neurofuncional tem a responsabilidade de avaliar o paciente, dar o diagnóstico cinético funcional, prescrever o tratamento e realizá-lo. É responsabilidade deste profissional também, definir o momento da alta destes pacientes.

Podem se beneficiar dos serviços do Fisioterapeuta Neurofuncional, crianças e adultos com sequelas de diferentes complexidades e distribuições corporais tais como hemiplegias, paraplegias, cerebelopatias, disfunções vestibulares, parkinsoninsmo, polineuropatias, miopatias, doenças do neurônio motor, etc.

Em outras palavras, procure um Fisioterapeuta Neurofuncional se você apresentar um ou mais dos sintomas abaixo:

  • Tonteiras e/ou zumbidos
  • Perda de equilíbrio e quedas
  • Dificuldades para caminhar ou para se mover durante as atividades do seu dia-a-dia.
  • Dificuldades para movimentar alguma parte do seu corpo que não seja em decorrência de algum trauma ou doença nos músculos e/ou ossos.
  • Alterações na sensibilidade de alguma região corporal.
  • Se você utiliza muletas ou cadeira de rodas e necessita trocá-las ou está com dificuldades na sua utilização.

As síndromes resultantes dos danos ao sistema nervoso diferem entre si dependendo da região atingida. As disfunções motoras e sensoriais decorrentes de dano neurológico interferem qualitativamente e quantitativamente no desempenho das atividades de vida diária, laborais e de lazer.
Assim sendo, o fisioterapeuta neurofuncional precisa ter conhecimento especializado e manter-se atualizado sobre:

  • O funcionamento do sistema nervoso e seu potencial plástico.
  • As repercussões funcionais das lesões por ele sofridas e
  • Os recursos fisioterapêuticos de eficácia cientificamente comprovada mais adequados a cada condição.

É importante que, além da experiência clínica, o Fisioterapeuta tenha passado por algum tipo de qualificação em nível de pós-graduação, preferencialmente sob a forma de Residência Multiprofissional.

Entre nossos associados, existem diversos profissionais com estas características. Procure aqui.

Em primeiro lugar é importante frisar que sua atuação não se limita ao tratamento das sequelas já estabelecidas, mas também desempenha
ações relacionadas à prevenção tanto primária como secundária. Pode atuar em diversos cenários como clínicas, centros de reabilitação, hospitais, UTIs, centros desportivos adaptados ou mesmo em postos de saúde.