Quem Somos

A Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN, inscrita no CNPJ sob o Nº 11.727.822/0001-95, é uma entidade sem fins lucrativos, destinada a divulgar o conhecimento científico e a integrar os fisioterapeutas com atuação especializada na área Neurofuncional.

Fundada em 16 de outubro de 2009, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Rio de Janeiro, a ABRAFIN tem como missão:

  • Disciplinar o exercício, definir a abrangência e potencialidade da especialidade;
  • Contribuir e traçar critérios para formação, bem como conceder titulação de especialistas;
  • Estabelecer padrões de qualidade de assistência em Fisioterapia Neurofuncional;
  • Criar espaços de divulgação do saber científico;
  • Promover interação entre docentes, pesquisadores e clínicos, a fim de integrar teoria e prática;
  • Subsidiar o MEC e as IES no tocante à abordagem da Fisioterapia Neurofuncional em nível de graduação e pós-graduação;
  • Trabalhar em conjunto com o Controle Social para garantir uma prática da Fisioterapia Neurofuncional segura, baseada em evidências científicas;
  • Informar os usuários sobre a importância da Fisioterapia Neurofuncional, bem como sobre os parâmetros que caracterizam um atendimento de qualidade;
  • Representar a Fisioterapia Neurofuncional junto aos órgãos públicos em questões concernentes à excelência científica do exercício da especialidade.

O movimento para a fundação da ABRAFIN começou pelos idos de 2005 no Rio de Janeiro quando um pequeno grupo de profissionais, insatisfeito com o fato de não ter uma representação científica da especialidade, começou a se reunir para pensar o que poderia ser feito nesse sentido. Assim, o pequeno grupo começou a vislumbrar a necessidade de se fundar uma Associação em que o conhecimento científico pudesse ser difundido e, acima de tudo, onde pudessem ser estabelecidos padrões de excelência para o exercício da especialidade. Para isso foram realizadas algumas reuniões tendo sido a primeira delas no dia 02/12/2005 na Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana.

Em 2006 um grupo menor realizou diversas reuniões na tentativa de promover um Congresso Nacional para fundar a ABRAFIN. Houve à época muita dificuldade de apoio financeiro para nosso projeto e a idéia de promover um Congresso foi abandonada. Apesar das dificuldades, o grupo continuou se reunindo e dando Início ao contato com profissionais de outros estados.

Com o advento do XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia em 2009 no Rio de Janeiro, a oportunidade de reunir os colegas de especialidade surgiu e foi assim que em 12 de março de 2009, a câmara técnica de Fisioterapia Neurofuncional do CREFITO 2 (gestão 2006-2010) começou a promover reuniões sistematizadas com o intuito de viabilizar a fundação da Associação. Para que esta fosse realmente o resultado da vontade e engajamento coletivo, foram tomadas diversas providências que visaram à divulgação da Assembléia ao maior número possível de profissionais da Fisioterapia Neurofuncional em todo o Brasil, através de:

  • Contatos de e-mail pessoais dos integrantes do grupo;
  • Plataforma Lattes;
  • Grupos de discussão de Fisioterapia;
  • ORKUT;
  • Publicação da convocação para a Assembléia em Diário Oficial (01/10/2009).

Antes da Assembléia, o manifesto pró-fundação da ABRAFIN contava com mais de cem assinaturas. E foi assim que no dia 16/10/2009, em uma Assembléia com cerca de 150 pessoas, comprovando ser resultado da vontade democrática dos Fisioterapeutas Brasileiros atuantes nesta especialidade, a ABRAFIN foi fundada por unanimidade e ao som dos aplausos entusiasmados dos seus sócios fundadores.