A Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN – vem, por meio desta nota, esclarecer alguns pontos a respeito da reportagem transmitida na manhã do dia 27/02/2018, no programa Bem Estar da Rede Globo. Em um vídeo, uma espectadora do programa, apresentada como Fisioterapeuta, declara que identificou que estava tendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC) após assistir a uma reportagem no mesmo programa dias antes.
Cabe salientar que a Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.
A disciplina de Fisioterapia Neurofuncional é disciplina OBRIGATÓRIA nos cursos de graduação em Fisioterapia. No conteúdo desta disciplina os alunos aprendem, entre outros temas, a Anatomia do sistema nervoso central, periférico e autônomo; Biomecânica; Fisiologia geral; Fisiopatologia das doenças neurológicas; Semiologia do sistema nervoso; Instrumentos de medida e avaliação neurológicos e Métodos de tratamento em Fisioterapia Neurofuncional.
Desta forma, TODO profissional fisioterapeuta sabe o que é um AVC, sabe identificar os sinais e sintomas iniciais e tardios relacionados, assim como o tratamento fisioterapêutico para esta condição de saúde desde sua formação básica. Ou deveria saber! O mesmo para inúmeras outras afecções do sistema nervoso.
O profissional Fisioterapeuta conhece, não apenas a patologia em si, mas principalmente a funcionalidade do indivíduo, suas deficiências, suas limitações, seus facilitadores e suas barreiras.
A ABRAFIN preza pela qualidade da formação do profissional Fisioterapeuta, desde a formação básica na faculdade, até a formação do Especialista em Fisioterapia Neurofuncional!
Diretoria ABRAFIN