Anais do Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional
Vol 1 – 2016 (ISSN 2448-0258).

NORMAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:

  1. O prazo limite para envio de resumos é 30/06/2016 (encerrado).
  2. Somente poderão ser submetidos resumos, onde pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento, não sendo obrigatório realizar o pagamento da inscrição previamente à submissão.
  3. O conteúdo do resumo enviado é de total responsabilidade do autor.
  4. Não serão aceitos trabalhos que firam o código de ética ou a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece os critérios para pesquisa envolvendo seres humanos. Além disso, trabalhos que não respeitem a Lei nº 11.794 de 8 de outubro de 2008, que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais, serão indeferidos.
  5. O número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) tanto para o CEP (estudos em humanos) quanto CEUA (estudos em cobais) deve obrigatoriamente constar no corpo do resumo (Métodos), quando este for o caso.
  6. Resumos referentes a estudos de caso, relatos de caso ou série de casos, poderão ser aceitos para apresentação, desde que abordem casos raros e relevantes à Fisioterapia Neurofuncional. Trabalhos de revisão da literatura só serão aceitos quando se tratarem de meta-análises ou revisões sistemáticas da literatura.
  7. Os resumos devem seguir as normas de estrutura do resumo, trabalhos enviados em outras formatações serão recusados.
  8. Resumos de trabalhos inacabados serão recusados automaticamente.
  9. Resumos não apresentados não receberão os certificados.
  10. Ao submeter o resumo, todos os autores concordam que o trabalho seja publicado nos anais do Congresso.

NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO DE RESUMOS:

  1. A submissão de trabalhos será realizada exclusivamente por meio do preenchimento do formulário de envio online.
  2. Deverá ser preenchido 01 (um) formulário por resumo.
  3. Todos os campos deverão ser preenchidos completamente, observando-se as normas indicadas.
  4. Apenas o autor responsável pelo trabalho deve preencher a ficha de cadastro. Especial cuidado no endereço de e-mail informado, pois o mesmo será utilizado em toda a comunicação entre a organização do Congresso e o responsável pelo trabalho.
  5. O autor principal visualizará no momento da submissão uma caixa indicando a submissão com sucesso do trabalho. Após isso, poderá acessar o trabalho enviado através do menu ADMINISTRAR TRABALHOS.
  6. No ato do preenchimento do formulário de envio online, o autor que apresentará o resumo deve ser indicado.
  7. O resumo deve ser enviado em português. Os autores devem assegurar-se de que o texto não contenha erros de digitação, gramática ou ortografia antes de enviá-lo.

ESTRUTURA DO RESUMO

  1. O título do resumo não deve exceder 100 caracteres com espaços (aprox. 12 palavras)
  2. O resumo deve ter no máximo 6 (seis) autores com seus nomes completos, filiações e titulações logo abaixo do título (identificar filiação e titulação com número ordinal sobrescrito após o nome de cada autor). A ordem de inclusão dos nomes dos autores será a mesma utilizada para a emissão do certificado.

    Nota: Serão considerados até 6 autores, no caso do apresentador ser indicado no momento da submissão do trabalho. Caso o autor seja também o apresentador serão considerados até 5 autores, conforme indicação no formulário online.

  3. O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: (i) introdução e objetivos; (ii) métodos; (iv) resultado (iii) discussão e (iv) conclusão.
  4. As palavras-chave (de 3 a 6) devem estar indexadas no DeCS – Descritores em Ciências da Saúde. (Acesso em: decs.bvs.br)
  5. A formatação do resumo será em texto simples digitado em partes por seções – Introdução/Objetivo (500 caracteres), Métodos (700 caracteres), Resultado (700 caracteres) e Discussão/Conclusão (500 caracteres) e não deverá exceder 2400 caracteres, ao todo (aprox. 350 palavras).

  6. Não serão aceitos elementos como tabelas, gráficos e/ou figuras. Os autores devem se assegurar que todas as informações necessárias a compreensão, e avaliação do estudo, estejam informadas no corpo do resumo.

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS / RESULTADOS:

  1. Todos os trabalhos serão avaliados de forma anônima pelos membros da Comissão Científica, ou seja, a Comissão não terá acesso aos nomes dos autores, co-autores nem da instituição a que pertencem os autores dos resumos.
  2. Os resumos serão avaliados de acordo com os critérios descritos no Anexo I, considerando a relevância e o impacto do estudo, a metodologia empregada, a clareza e objetividade da apresentação escrita e a originalidade do trabalho.
  3. Para serem aceitos, os resumos deverão obter no mínimo cinco pontos nos critérios de avaliação dos resumos (Anexo I), ou seja, resumos que obtiverem uma pontuação menor que cinco serão desclassificados.
  4. A forma de apresentação dos trabalhos inclui as modalidades pôster ou apresentação oral. Cabe ao Comitê Científico designar a forma de apresentação dos trabalhos, de acordo com a pontuação obtida pelos critérios de avaliação de resumos.
  5. Após a avaliação da Comissão Científica, o autor responsável será comunicado sobre a forma de apresentação de seu trabalho através do e-mail cadastrado no formulário de envio online.
  6. Os resumos apresentados no IV COBRAFIN serão publicados sob forma anais.
  7. A lista dos resumos aprovados e a forma de apresentação serão divulgadas no site do congresso até o dia 02/08/2016.
  8. É política do Congresso que todos os resumos sejam submetidos com a intenção de serem apresentados caso sejam aprovados. Não submeta um resumo se não pretende apresentá-lo no evento. Uma vez estabelecidos os horários e locais de apresentação dos resumos, estes não poderão ser mudados. Os autores dos trabalhos selecionados assumem o compromisso, junto à Comissão Científica do evento, de comparecerem na data e horário estabelecidos para sua apresentação.
  9. Quanto aos resumos selecionados para a modalidade oral, o material a ser apresentado deve ser entregue à comissão organizadora do evento pelo menos 01 (uma) hora antes do horário determinado para a apresentação.
  10. Os resumos apresentados na modalidade pôster serão dispostos de acordo com critérios predeterminados pela Comissão Científica do evento. Os autores deverão expor os seus pôsteres a partir das 9h da manhã e retirá-los até às 17h. Quaisquer danos ou perdas referentes aos trabalhos ocorridos fora deste período são de inteira responsabilidade do autor principal.