Revista Neuroreabilitação Brasil

O Núcleo de Estudos Avançados em Neuroreabilitação está lançando a revista Neuroreabilitação Brasil.

Para compor o seu Corpo Editorial e de Revisores, necessitam de Docentes e Pesquisadores com experiência na área de reabilitação neurológica. Os interessados em participar desta oportunidade, devem enviar e-mail com currículo para o link abaixo. revistaneuroreabilitacaobrasil@gmail.com

Apresentação

A Revista Neuroreabilitação Brasil, idealizada pelo Núcleo de Estudos Avançados em Neuroreabilitação, destina-se a publicação de artigos científicos na área da reabilitação neurológica. Os artigos recebidos serão encaminhados a dois revisores para avaliação pelos pares (peer review). O assistente editorial coordenará as informações entre os autores e revisores, cabendo ao editor-chefe decidir quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos revisores. Quando recusados, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor.

Missão

Estabelecer-se como veículo de divulgação dos resultados da investigação científica na atenção à saúde humana, publicando trabalhos científicos que abordem temas de abrangência da reabilitação neurológica, prescrevendo a interdisciplinaridade.

Foco temático

A revista publicará artigos no formato digital, com acesso online gratuito, oriundos de pesquisas originais e artigos de revisão que veiculem resultados de pesquisas na área da Neuroreabilitação. As principais áreas são: Princípios e Evidências na Reabilitação Neurológica, Reabilitação e Cognição, Interdisciplinaridade na reabilitação neurológica e Neuroepidemiologia e seu impacto no cenário da reabilitação neurológica.

Neste primeiro momento formaremos o corpo editorial e de revisores do periódico e gostaríamos de contar com a colaboração da ABRAFIN nesse processo. Nosso corpo editorial e de revisores será composto por:

Quatro Editores Associados:

A estruturação editorial por linha de pesquisa demanda conhecimentos e especialidades. As linhas identificadas são as seguintes:

– Princípios e Evidências na Reabilitação Neurológica;

– Reabilitação e Cognição;

– Interdisciplinaridade na reabilitação neurológica;

– Neuroepidemiologia e seu impacto no cenário da reabilitação neurológica.

Dessa maneira, a estrutura editorial contempla quatro Editores Associados que desenvolverão suas atividades em conjunto com o Editor-Chefe. O mandato dos Editores Associados será de dois anos, sendo permitidas reconduções. Suas atribuições serão:

  • Assessorar o Editor-Chefe na identificação de Consultores Ad-Hoc para avaliação de trabalhos submetidos;
  • Assessorar o Editor-Chefe na avaliação dos aspectos objetivos do processo de avaliação de manuscritos submetidos ao periódico; e
  • Assessorar o Editor-Chefe na decisão editorial sobre a publicação;
  • Escrever o editorial de um número da revista anualmente. 

Oito Editores Científicos:

O Corpo Editorial Científico é um colegiado multi-institucional, integrado por especialistas distribuídos em termos tanto de seus campos científicos de especialidade, quanto geográficos, abrangendo regiões distintas do Brasil e a mais ampla gama de campos científicos na área.

O mandato dos participantes do Corpo Editorial Científico é de dois anos, sendo permitidas reconduções. Suas atribuições serão:

  • Revisão de admissão (desk review) dos artigos submetidos à publicação;
  • Escolha de avaliadores;
  • Comissão especial para resolver problemas referentes às políticas éticas de publicação; e
  • Demais decisões relativas aos aspectos científicos do processo editorial do periódico, sempre que solicitados por um dos Editores. 

Vinte Revisores Ad-Hoc:

Os Revisores Ad-Hoc desenvolvem a análise dos artigos a partir de um conjunto de elementos definidos em template; tais como interesse para o periódico, metodologia, referencial, clareza, entre outros. É possível que eles recomendem alterações no trabalho, indiquem-no para publicação, sugiram novas revisões ou rejeitem-no. Estes subsídios são utilizados pelo Editor-Chefe, ouvidos os Editores Associados, para a decisão de aceitação ou não dos artigos. A seleção dos revisores busca abranger tanto os diversos campos científicos de especialização, quanto a diversidade geográfica, incluindo regiões distintas do Brasil e de outros países. O mandato tem o prazo de dois anos podendo ser renovado. A atribuição do Revisor Ad-Hoc é avaliar os trabalhos submetidos à revista e emitir parecer para o editor-chefe quanto à publicação ou não do artigo.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Encontre Seu Fisioterapeuta
Precisa de um fisio neuro?
Nos diga seu estado e cidade no Brasil para ver uma lista com fisioterapeutas neurofuncionais competentes e associados à ABRAFIN próximos a você. Lembre-se de preencher o nome da cidade com a grafia correta e sem abreviar.

Cidade:

Estado:

close-link

Encontre Seu Fisioterapeuta
Precisa de um fisio neuro?
Nos diga seu estado e cidade no Brasil para ver uma lista com fisioterapeutas neurofuncionais competentes e associados à ABRAFIN próximos a você. Lembre-se de preencher o nome da cidade com a grafia correta e sem abreviar.

Cidade:

Estado: