Resolução COFFITO 562 de 9 de dezembro de 2022.

Foi publicada a Resolução COFFITO 562 de 9 de dezembro de 2022.

Uma construção da ABRAFIN!

A Resolução COFFITO 562 de 9 de dezembro de 2022 tem por objetivo disciplinar a especialidade de Fisioterapia Neurofuncional de forma a englobar as suas novas tecnologias e possibilidades, tendo como base os conhecimentos atuais da neurociência, comportamento e aprendizado motor.

Talhada sob a perspectiva da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), tal Resolução pretende aliar as evidências científicas e o saber fisioterapêutico aos parâmetros especificados pela Organização Mundial de Saúde.

A atuação sobre as alterações da neurofuncionalidade requer um olhar integral que apenas uma categoria profissional é incapaz de contemplar. A multidisciplinaridade é de extrema importância para os que necessitam de tratamento. Diferentes categorias adicionam novos olhares à abordagem mesmo que os objetivos e recursos sejam coincidentes.

Não há, em nenhum lugar do texto desta normativa, cerceamento à atuação de qualquer categoria profissional, trazendo para si a exclusividade de uso de qualquer método ou técnica, mas há sim a tomada de responsabilidade do fisioterapeuta neurofuncional sobre a sua atuação, de forma a proporcionar o maior benefício possível àqueles sob seus cuidados.

A Resolução COFFITO 562 de 9 de dezembro de 2022 foi elaborada com muito cuidado e capricho por experts na área da Fisioterapia Neurofuncional. Além disso, passou por revisão de todos os CREFITOs e também pela plenária do COFFITO. Baseada na premissa de que todos os domínios da CIF devem ser contemplados pelos profissionais de saúde em sua atuação, esta Resolução abrange a integralidade do cuidado. Fenômenos da natureza não são exclusivos de um profissional, assim como as atividades da vida são complexas demais para não serem vistas sob um olhar multidisciplinar.

Nesse contexto, ressalta-se o espírito de colaboração e de esperança de uma atuação precisa e eficaz dos fisioterapeutas neurofuncionais para o benefício dos nossos pacientes com que este documento foi elaborado. Nossos pacientes precisam muito de todos nós!

Clique aqui para ver a resolução COFFITO 562 de 9 de dezembro de 2022 na íntegra!