O que é Fisioterapia Neurofuncional?

Fisioterapia Neurofuncional é a área de especialidade da Fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrangendo tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico, bem como àqueles com doenças neuromusculares (do neurônio motor, da placa motora e do músculo propriamente dito – miopatias). O Fisioterapeuta neurofuncional tem a responsabilidade de avaliar o paciente, dar o diagnóstico cinético funcional, prescrever o tratamento e realizá-lo. É responsabilidade deste profissional também, definir o momento da alta destes pacientes.

Quais pacientes utilizam os serviços do fisioterapeuta neurofuncional?

Podem se beneficiar dos serviços do Fisioterapeuta Neurofuncional, crianças e adultos com sequelas de diferentes complexidades e distribuições corporais tais como hemiplegias, paraplegias, cerebelopatias, disfunções vestibulares, parkinsoninsmo, polineuropatias, miopatias, doenças do neurônio motor, etc.

Em outras palavras, procure um Fisioterapeuta Neurofuncional se você apresentar um ou mais dos sintomas abaixo:

Por que é necessário que o atendimento fisioterapêutico neurofuncional seja especializado?

As síndromes resultantes dos danos ao sistema nervoso diferem entre si dependendo da região atingida. As disfunções motoras e sensoriais decorrentes de dano neurológico interferem qualitativamente e quantitativamente no desempenho das atividades de vida diária, laborais e de lazer.
Assim sendo, o fisioterapeuta neurofuncional precisa ter conhecimento especializado e manter-se atualizado sobre:

Como fazer para encontrar um fisioterapeuta com experiência na área neurofuncional?

É importante que, além da experiência clínica, o Fisioterapeuta tenha passado por algum tipo de qualificação em nível de pós-graduação, preferencialmente sob a forma de Residência Multiprofissional.

Entre nossos associados, existem diversos profissionais com estas características. Procure aqui.

Em quais cenários atua o fisioterapeuta neurofuncional?

Em primeiro lugar é importante frisar que sua atuação não se limita ao tratamento das sequelas já estabelecidas, mas também desempenha
ações relacionadas à prevenção tanto primária como secundária. Pode atuar em diversos cenários como clínicas, centros de reabilitação, hospitais, UTIs, centros desportivos adaptados ou mesmo em postos de saúde.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn