Informações Gerais

  • O prazo limite para envio de resumos é 31/07/2014.
  • É necessária a inscrição prévia de pelo menos um autor para a submissão de resumos.
  • O conteúdo do resumo enviado é de total responsabilidade do autor.
  • Não serão aceitos trabalhos que firam o código de ética ou a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece os critérios para pesquisa envolvendo seres humanos. Além disso, trabalhos que não respeitem a Lei no 11.794 de 8
    de outubro de 2008, que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais, serão indeferidos.
  • O número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) deve estar obrigatoriamente constado no resumo.
  • Não serão aceitos resumos referentes a estudos de caso, relatos de caso ou série de casos. Trabalhos de revisão da literatura só serão aceitos quando se tratarem de meta-análises ou revisões sistemáticas da literatura.
  • Resumos de trabalhos inacabados serão recusados automaticamente.

Normas para Encaminhamento de Resumos

  • A submissão de trabalhos será realizada exclusivamente por meio do preenchimento do formulário de envio online.
  • Deverá ser preenchido 01 (um) formulário por resumo.
  • Todos os campos deverão ser preenchidos completamente, observando-se as normas indicadas.
  • Apenas o autor responsável pelo trabalho deve preencher a ficha de cadastro. Especial cuidado no endereço de e-mail informado, pois o mesmo será utilizado em toda a comunicação entre a organização do Congresso e o responsável pelo trabalho.
  • O autor principal receberá a confirmação da submissão do trabalho por meio do e-mail cadastrado no formulário de envio online.
  • No ato do preenchimento do formulário de envio online, o autor que apresentará o resumo deve ser indicado.
  • O resumo deve ser enviado em português. Os autores devem assegurar-se de que o texto não contém erros de digitação, gramática ou ortografia antes de enviá-lo.

Estrutura do Resumo

  • O título do resumo não deve exceder 12 (doze) palavras.
  • O resumo deve ter no máximo 6 (seis) autores com seus nomes completos, filiações e titulações logo abaixo do título (identificar filiação e titulação com número ordinal sobrescrito após o nome de cada autor). A ordem de inclusão dos nomes dos autores será a mesma utilizada para a emissão do certificado. Lembrando que resumos submetidos sem autoria serão automaticamente indeferidos.
  • O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: (i) introdução e objetivos; (ii) métodos; (iv) resultado (iii) discussão e conclusão.
  • As palavras-chave (de 3 a 6) devem estar localizadas logo abaixo da seção “conclusão”. Além disso, elas devem estar indexadas no DeCS – Descritores em Ciências da Saúde. (Acesso em: decs.bvs.br)
  • A formatação do resumo deve respeitar as seguintes normas: (i) margens superior, inferior, direita e esquerda com 3 cm; (ii) fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 11; (iii) espaçamento simples entre as linhas e sem parágrafo; (iv) inserir um espaço simples entre o título e o texto. Lembrando que resumos enviados fora da formatação exigida serão automaticamente indeferidos.
  • O corpo do resumo (texto) deve possuir no mínimo 200 palavras e no máximo 250 palavras.

Avaliação dos Resumos/Resultados

  • Todos os trabalhos serão avaliados de forma anônima pelos membros da Comissão Científica, ou seja, a Comissão não terá acesso aos nomes dos autores, co-autores nem da instituição a que pertencem os autores dos resumos.
  • Os resumos serão avaliados de acordo com os critérios descritos no Anexo I, considerando a relevância e o impacto do estudo, a metodologia empregada, a clareza e objetividade da apresentação escrita e a originalidade do trabalho.
  • Para serem aceitos, os resumos deverão obter no mínimo cinco pontos nos critérios de avaliação dos resumos (Anexo I), ou seja, resumos que obtiverem uma pontuação menor que cinco serão desclassificados.
  • A forma de apresentação dos trabalhos inclui as modalidades pôster ou apresentação oral. Cabe ao Comitê Científico designar a forma de apresentação dos trabalhos, de acordo com a pontuação obtida pelos critérios de avaliação de resumos (Anexo I).
  • Entre os resumos aprovados, aqueles com maior pontuação serão selecionados para apresentação oral e os demais para apresentação na modalidade de pôster.
  • Após a avaliação da Comissão Científica, o autor responsável será comunicado sobre a forma de apresentação de seu trabalho através do e-mail cadastrado no formulário de envio online.
  • Os resumos apresentados no III COBRAFIN serão publicados sob forma anais.
  • A lista dos resumos aprovados e a forma de apresentação serão divulgadas no site do congresso até o dia 17/09/2014.
  • É política do Congresso que todos os resumos sejam submetidos com a intenção de serem apresentados caso sejam aprovados. Não submeta um resumo se não pretende apresentá-lo no evento. Uma vez estabelecidos os horários e locais de apresentação dos resumos, estes não poderão ser mudados. Os autores dos trabalhos selecionados assumem o compromisso junto à Comissão Científica do evento de comparecerem na data e horário estabelecidos para sua apresentação.
  • Quanto aos resumos selecionados para a modalidade oral, o material a ser apresentado deve ser entregue à comissão organizadora do evento pelo menos 01 (uma) hora antes do horário determinado para a apresentação.
  • Os resumos apresentados na modalidade pôster serão dispostos de acordo com critérios predeterminados pela Comissão Científica do evento. Os autores deverão expor os seus pôsteres a partir das 9hs da manhã e retirá-los até às 17hs. Quaisquer danos ou perdas referentes aos trabalhos ocorridos fora deste período são de inteira responsabilidade do autor principal.
  • Resumos não apresentados e/ou que não respeitarem as proposições 8 e 9 não receberão os certificados.
  • Ao submeter o resumo, todos os autores concordam que o trabalho seja publicado nos anais do Congresso.
  • Dentre os trabalhos aprovados e apresentados no evento, 04 (quatro) serão selecionados pela Comissão Científica para serem publicados na Journal of Neurological Physical Therapy (JNPT). Os autores dos resumos selecionados deverão assumir o compromisso de enviar uma versão em inglês do referido trabalho em um prazo máximo de 07 (sete) dias após a data da divulgação.