Departamento de Fisioterapia nos Transtornos do Movimento – ABRAFIN

Na Assembleia Geral da ABRAFIN ocorrida no dia 04 de novembro de 2017, durante o Encontro Nacional de Fisioterapia Neurofuncional (ENAFIN) em São Paulo, os associados aprovaram a criação do Departamento de Fisioterapia nos Transtornos do Movimento.

A Fisioterapia nos Transtornos do Movimento é uma área de atuação que envolve diferentes condições de saúde, incluindo doença de Parkinson e outras formas de parkinsonismo (por exemplo, paralisia supranuclear progressiva, atrofia de múltiplos sistemas e parkinsonismo vascular), coreias, distonias, ataxias, dentre outros. O papel da Fisioterapia é atuar na promoção da saúde, prevenção e tratamento de deficiências, buscando reduzir as limitações de atividades e restrições na participação de pessoas com Transtornos do Movimento, desde o momento do diagnóstico e durante todo o curso da doença, em prol de uma melhor qualidade de vida.

Para tanto, a avaliação fisioterapêutica é composta por anamnese e exame físico detalhados, visando embasar o planejamento dos objetivos do tratamento e das intervenções, sempre alinhados com as preferências do indivíduo. Algumas áreas abordadas incluem capacidade física, equilíbrio, transferências, marcha, atividades manuais, função respiratória e dor. A abordagem fisioterapêutica varia desde orientações ao autocuidado à prescrição de exercícios específicos e individualizados.

A Fisioterapia nos Transtornos do Movimento é uma área de atuação do Fisioterapeuta Neurofuncional em ascensão, nacional e internacionalmente, tanto do ponto de vista clínico quanto científico. De acordo com essa tendência e com base em seu estatuto, a ABRAFIN reuniu uma equipe de “experts”, se preocupando em incluir representantes de todas as regiões do Brasil. Alguns objetivos do Departamento são dar suporte a pareceres científicos sobre a Fisioterapia nos Transtornos do Movimento, atendendo às demandas da ABRAFIN; estruturar critérios mínimos de capacitação de Fisioterapeutas Gerais e Especialistas na área; criar espaços de discussão do conhecimento científico; promover a interação entre docentes, pesquisadores e clínicos que atuem na área, dentre outros.

O referido departamento está vinculado à Comissão Científica da ABRAFIN.

Compõem o Departamento de Fisioterapia nos Transtornos do Movimento da ABRAFIN:

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Encontre Seu Fisioterapeuta
Precisa de um fisio neuro?
Nos diga seu estado e cidade no Brasil para ver uma lista com fisioterapeutas neurofuncionais competentes e associados à ABRAFIN próximos a você. Lembre-se de preencher o nome da cidade com a grafia correta e sem abreviar.

Cidade:

Estado:

close-link

Encontre Seu Fisioterapeuta
Precisa de um fisio neuro?
Nos diga seu estado e cidade no Brasil para ver uma lista com fisioterapeutas neurofuncionais competentes e associados à ABRAFIN próximos a você. Lembre-se de preencher o nome da cidade com a grafia correta e sem abreviar.

Cidade:

Estado: